Novidades

Usando água de chuva para descargas sanitárias

grosszuegiges-badezimmer

Você já parou para pensar sobre a qualidade da água que usa na descarga do vaso sanitário?
Você sabia que esta água é a mesma que você usa na torneira e para tomar banho? Pois bem, você está utilizando água tratada e potável no seu vaso sanitário. Você acha isso justo?
Porque você ainda não utiliza a água de chuva para isso? Afinal, ela é de graça, disponível e facilmente armazenada. Quer saber como você pode implantar um sistema de aproveitamento de água de chuva para usos não potáveis em sua casa? Nós vamos te ajudar!

1.) Verifique o entorno de sua casa e identifique um local ideal para a instalação de um reservatório que, de preferência, possa estar enterrado. Lembre-se de que próximo a este local deve haver um telhado com possibilidade de captação da água de chuva.

2.) Instale uma calha pluvial e direcione os condutores de descida para o ponto onde você pretende instalar o reservatório.

3.) Procure um reservatório que atenda às suas necessidades. Em lojas de Materiais de Construção e Home Centers você encontrará diversas opções e com certeza uma delas se encaixará no seu projeto.

4.) Instale um filtro no condutor de descida da sua calha, ele vai direcionar a água de chuva para o reservatório (o filtro vai ajudar a reter sujeiras, folhas e gravetos que acabam vindo do telhado junto com a água de chuva, garantindo uma melhor qualidade da água captada).

5.) Faças as obras necessárias para que as tubulações cheguem até os vasos sanitários e outros pontos de uso de água de chuva.

6.) Você vai precisar de uma bomba com pressostato para levar a água até os vasos sanitários. Lembre-se: a tubulação da água de chuva deve ser independente da que é utilizada para água potável – estas águas não devem se misturar.

7.) Como você vai utilizar a água de chuva nos vasos sanitários e, por isso esta não deve faltar, é muito importante você instalar também um realimentador, este vai evitar que falte água no sistema de água de chuva em períodos de grande estiagem, pois deve estar conectado na rede pública de abastecimento.

8.) Se você for utilizar outros pontos de água de chuva, não esqueça de sinalizá-los como água não-potável para evitar acidentes, principalmente com as crianças.

Para este uso indicamos o Filtro Rainus por poder ser instalado diretamente no tubo de descida das calhas e ser mais eficiente por possuir um sistema de filtragem por cascatas.

Para este uso indicamos o Filtro Sammler por sua versatilidade e custo reduzido.
Conheça o Filtro Rainus clicando aqui: