Novidades

Sistemas Caseiros de Aproveitamento da Água de Chuva

Sistemas Caseiros de Aproveitamento da Água de Chuva – Riscos e Cuidados

Com o passar do tempo o assunto aproveitamento da água de chuva tem se tornado cada vez mais presente no nosso dia a dia, com isso, muitas pessoas acabam se interessando pelo tema e buscam soluções que se adequem a sua realidade. Isso é muito bom! Quanto mais pessoas se atentarem para esta alternativa, mais sustentáveis as cidades ficam.

O brasileiro é um povo muito criativo. Diariamente surgem várias ideias e equipamentos para aproveitar a água de chuva, porém, deve-se levar em consideração a segurança do sistema, evitando sempre a possibilidade de que seja armazenada água de baixa qualidade e que esta possa por em risco a saúde dos usuários.

Levando em consideração que a maioria dos sistemas caseiros de aproveitamento da água de chuva não utiliza qualquer tipo de desinfecção, é fundamental que alguns cuidados sejam tomados, como por exemplo: evitar que o reservatório esteja em local aberto, exposto ao calor e a luz solar. Deve-se também se atentar ao tempo em que a água permanece neste reservatório, renovando-a sempre que achar necessário. Assim, você evita que se proliferem algas e microrganismos em seu interior e estes venham a por em risco sua saúde e de sua família. Ainda sobre o reservatório, é fundamental que você saiba a sua origem e o que era armazenado nele antes que você o utilizasse para armazenar a água de chuva. Isto evita que você reutilize um reservatório que no passado possa ter servido para armazenar componentes químicos, derivados de petróleo ou outros materiais nocivos à saúde. Lembre-se: mesmo que esse reservatório seja lavado e desinfetado, ainda assim, pode haver partículas destes componentes presentes em seu interior.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que os sistemas caseiros, geralmente, não possuem dispositivos como freio d’água, conjunto flutuante de sucção e sifão ladrão, itens fundamentais para manter a qualidade da água por mais tempo.*

Temos visto diversos sistemas caseiros que não possuem filtro para a retenção dos sólidos grosseiros que descem pelas calhas com a chuva, e os que possuem filtro apresentam soluções de baixa eficiência, qualidade e durabilidade. Assim como os acessórios, possuir um filtro de sólidos grosseiros no sistema é fundamental para garantir sua eficiência e evitar o acumulo de material sólido/orgânico no reservatório.

Você pode comparar os diversos filtros clicando aqui!

Resumindo, a intenção de desenvolver um sistema artesanal para aproveitar a água de chuva é válida, porém, algumas premissas devem ser mantidas para que a qualidade da água seja adequada e própria para usos não potáveis como irrigação, por exemplo. Deve-se levar em consideração que uma solução para um problema não pode gerar outros problemas, principalmente quando a sua saúde e a de sua família estão em questão. Então, se você está pensando em desenvolver um sistema de aproveitamento de água de chuva caseiro tome os devidos cuidados, procure entender o funcionamento de cada peça do sistema e se possível instale todos os componentes necessários, assim você garante a qualidade da água de chuva armazenada.


– Residencias

– Industrias