Novidades

A importância da limpeza do Sistema de Aproveitamento da Água de Chuva

Aproveitando que estamos no outono vale lembrar que o Sistema de Aproveitamento da Água de Chuva deve ser limpo e higienizado periodicamente. Nesta época do ano aumenta consideravelmente o volume de material orgânico depositado nos telhados. O acumulo deste material pode comprometer o bom funcionamento de seu Sistema de Aproveitamento da Água de Chuva, logo, a inspeção, limpeza e higienização desse sistema se faz necessária para assim garantir uma água de melhor qualidade.

Devemos começar inspecionando as calhas e condutores, retirando destes o excesso de folhas, gravetos e qualquer material sólido que eventualmente esteja depositado nestes locais.
Para evitar o acumulo excessivo de material sólido nas calhas recomendamos o uso da Tela Anti-Folhas BellaCalha. Conheça o produto clicando aqui.

No segundo momento devemos inspecionar o Filtro Separador de Sólidos. Geralmente, nestes equipamentos, fica retida uma pequena quantidade deste material. Nesta etapa aproveite para lavar a malha da tela do Filtro, é muito simples! Basta remover o miolo do Filtro e utilizar qualquer escova e sabão neutro. Após a limpeza é só recolocar o miolo no Filtro.

Por fim, deve-se lavar e higienizar a cisterna, para tanto, esta deve estar vazia. É muito comum o acumulo de material sólido no fundo do reservatório e este deve ser periodicamente removido. Vale lembrar que a higienização deve ser completa incluindo: paredes e equipamentos existentes dentro do reservatório.

Os reservatórios devem ser limpos e desinfetados com solução de Hipoclorito de sódio no mínimo 1 vez por ano (de acordo com a norma ABNT 15527 item 4.3.6).
Manter seu Sistema de Aproveitamento da Água de Chuva limpo e higienizado é fundamental para que se obtenha a melhor qualidade da água captada. Assim você evita problemas como o mal cheiro e material sólido suspenso no sistema de distribuição de água de chuva.